terça-feira, maio 17, 2011

O Colecionador de Memórias Visuais





Recebi um presente ímpar neste final de semana: uma foto emoldurada, uma visão magnífica do Arco do Triunfo, tirada da janela do quarto de hotel que hospedou o meu querido Divino fotógrafo Reginaldo, em sua recente viagem ao velho continente. Além deste carinho especial que temos, nossas conversas rendem horas e, nestas trocas, comentei que pensava em escrever sobre o assunto "fotografia" desde um tempo atrás mas, faltava-me o gancho. 

Para além das Cores da Crise de Meia Idade, o José Antonio, que, entre uma mensagem e outra, obteve como resposta minha: "A fotografia é um hobbie que eu adoro...meio que colecionador de momentos da vida", promoveu também a vontade de escrever sobre este assunto que representa uma grande verdade para aqueles que tem a fotografia como entretenimento ou profissão.

Materialização de um instante único. Momento captado que nunca será igual ou se reproduzirá novamente nas mesmas circunstâncias daquele que já passou.  Um momento de vida. Uma recordação. Diversas definições, todas corretas, em ângulos diferentes quando colocadas lado a lado a sensação daquele momento de contemplação que promoveu sua existência, para lembranças futuras de um passado visual.

Os índios achavam que o espelho roubaría-lhes a alma. A fotografia cristaliza o momento do que é efêmero no espelho e, somente quem a tirou ou foi fotografado sabe exatamente o que sua alma queria expressar naquele instante único. Sentimentos bons ou não, são sentimentos imortalizados em imagens.

Tempos atrás eu era muito mais ávido em guardar em memória fotográfica estas sensações. Inúmeras coleções, inúmeras fotos e um exaustivo inventário visual. Tal qual Arthur Bispo do Rosário o fazia para agradar um "não sei quem", talvez ao ego, ou para mostrar aos outros um cadinho do meu mundo de visões captadas de um instante qualquer, muito mais numa tentativa de expandir horizontes do que de soberba por ter visto "in loco" o que foi registrado. 


Percebo nitidamente que gosto muito de contar experiências em histórias através de imagens, trazendo novas visões do mundo, o meu em particular, para as pessoas. Hoje encontrei, acredito eu, um equilíbrio para não deixar a vida passar por detrás de uma maquina fotográfica, sabendo compartilhar ambas as experiências e sentir na pele cada instante antes de traduzí-lo em estáticos momentos visuais colecionáveis pela vida.


Daquilo que já passou nestas minhas experiências visuais os resultados foram geralmente reflexos dos meus estados de espírito, tal qual estas crônicas o são, e normalmente traduzem bem parte de minha presença no mundo enquanto observador e entusiasta da cor, da forma, do movimento e em síntese, da arte e beleza que será sempre única para cada olhar.

Ciello Poloni 

e se quiserem observar algumas fotos das milhares que já tirei: [CLIQUE AQUI]

8 comentários:

  1. Nossa, que fotos lindas você tira! E que belo presente, hein? Taí uma coisa que eu gostaria de saber mais, desenvolver mais - a fotografia. Talvez no futuro. Enquanto isso a gente vai treinando o olho vendo as suas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fotos, aliás, curto muito fotografia.
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Ciello! suas fotos são sensacionais ... sou um amante de fotografia, enquanto espectador, mas não tenho muita paciência para ser o fotógrafo ...

    bjão

    ResponderExcluir
  4. lindas as suas fotos. Adorei aquela de você com cara de moleque na frente da igreja. bjo

    ResponderExcluir
  5. tb já fui mais ávido tb
    aprendi a controlar...

    ResponderExcluir
  6. O Céu citou as as Cores....Não poderia receber melhor presente do que esse! Admito que não tenho prática com fotos , mas estou começando....Lírico!
    Bjao

    ResponderExcluir
  7. assim, como que eu não seguia ainda?
    como??
    corrigido agora, vou fuçar por aí....adicionado por lá...

    xoxo

    m.

    ResponderExcluir

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...