domingo, outubro 31, 2010

Uma noite de Mirtilo

Se eu jogar as chaves fora, as portas...
Se fecharão pra sempre.
Não sou eu que deveria decidir. Deveria?
Acho que só estou procurando por um motivo.
Bem, pelas minhas observações.
Às vezes, é melhor do que não saber.
E em outras vezes, não há razão para serem encontradas.
Tudo tem uma razão. Assim como as tortas e bolos.

Ao final de toda noite,
o Cheesecake e a torta de maçã já não existem mais, sempre.
A torta de pêssego e a torta de mouse de chocolate,
estão quase no final.
Mas sempre sobra uma torta de blueberry inteira. Intocada.
O que tem de errado com essa torta?
Não há nada de errado com a torta.
As pessoas fazem suas escolhas.
Você não pode culpar a Torta de Blueberry...
É só que... Ninguém a quer.

Como se diz adeus a alguém sem o qual não consegue viver?
Eu não disse adeus.
Não falei nada. Só fui embora.
E no fim daquela noite,
decidi pegar o caminho mais longo para cruzar a rua.

Ainda tem as chaves?
As vezes, mesmo que tenha as chaves,
as portas continuam fechadas, não acha?
Mesmo que a porta esteja aberta,
a pessoa que procura pode não estar lá, Katya.
Eu tinha um sonho há alguns anos atrás.
Começava no verão e acabava na primavera.
E no meio, haviam muitas noites infelizes assim como dias felizes.
A maioria aconteceu nesse café.
E numa noite, a porta se fechou e o sonho acabou.

Onde estão as chaves?
Não as guarda mais?
Tive que devolvê-las aos donos.
Quer as suas?
Não, não preciso mais delas.
E as suas chaves?
Me livrei delas.
Sabe, eu vim aqui na noite que fui embora.
Mas não passei pela porta da frente.
Quase entrei mas, eu sabia que se o fizesse, seria a velha Elisabeth.
Não quero mais ser essa pessoa.

Aproveite.
Continuam sobrando no fim da noite?
É, mais ou menos.
Por que continua fazendo-as?
Sempre tenho uma para o caso de você aparecer...e querer uma fatia. Lembra da última vez que esteve aqui?

Demorou quase um ano pra chegar aqui.
Não foi tão difícil cruzar a rua no final.
Só depende de quem o está esperando no outro lado.

"Adeus" nem sempre significa o fim.
Às vezes, significa um novo começo.


O texto acima é uma compilação de falas do filme My Blueberry Nights, no Brasil - Um Beijo Roubado. Um filme encantador onde a protagonista Elizabeth, interpretada por Norah Jones, resolve "atravessar a rua" através de um longo caminho de emoções contidas noutras histórias que se entrelaçam em sua busca de um novo começo. Uma viagem por sentimentos procurando deixar o passado e conquistar o futuro. É encantador. E isto basta.

Marcelo Poloni

2 comentários:

  1. aiiii!! Que ciúmes do meu filme... Sabe, quando você assiste um filme maravilhoso e gostaria que tivesse sido feito pra você, e que ninguém mais deveria assistir.. kkkk desculpa o egoísmo.
    O filme todo está cheio de citações, que com certeza farão parte das "minhas citações"...

    ResponderExcluir

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...