sexta-feira, maio 13, 2011

Copa Europa de Canções

Música é um assunto muito pertinente nos cantos que visito por esta "blogosfera". Gostos são variados, sempre, e expressam um "muito" de nossa personalidade em um misto de sensações diferentes pelas canções, melodias, letras e acordes. Não sou perito e tampouco faço uma análise fria de qualidades sonoras para tecer qualquer comentário. Se ouço e gosto, vou ouvir de novo. Se ouço e não gosto de primeira, existem ainda possibilidades e outras chances e não é raro isso acontecer e me apaixonar numa segunda ou terceira audição.


Um dia, trocando de canal, lá pelos anos 90, em um sábado a tarde, encontrei um programa na RTP (Rádio e TV de Portugal). Parei para ver o "globo de ouro" ou "ídolos" da Europa toda em uma única apresentação: Eurovision Song Contest. Descobri naquele momento um canal de novidades sonoras desde as bacanas e descoladas até as a mais toscas e engraçadas. Do étnico ao pop, uma gama enorme de estilos tão variados que despertam a curiosidade mesmo que seja apenas para rir. Existe sim um ar cafona mas é intrigante como não consegui daquele momento em diante deixar de ver o show. Todo mês de maio é a mesma coisa: um país ganha e é sede da premiação no ano seguinte.
Talvez meu nascimento tenha sido embalado por uma canção que já ganhou tal concurso: Waterloo do ABBA, levando a Suécia ao topo da fama mundial inclusive. Todo ano acontecem reflexos do Eurovision pelo mundo: 2009 promoveu uma música turca, não vencedora, às paradas no Japão. Ano passado a deliciosa pop fofa "Satellite" da Lena levou o show para Alemanha este ano. Em Dusseldorf se apresentaram terça e quinta 38 canções de onde foram escolhidas por voto popular via telefone (de todos os países participantes) + juri representativo de cada país, as 20 melhores (10 em cada semi-final). 

No sábado a final será com estas 20 "escolhidas" + 5 dos países que fundaram o concurso: Reino Unido, Espanha, França, Itália e Alemanha concorrem com Finlandia, Bosnia & Herzegovina, DinamarcaLituania, Hungria, Irlanda, SuéciaEstôniaGrécia, Rússia, SuiçaMoldáviaRomeniaAustriaAzerbaijão, Eslovênia, Islândia, Ucrânia, Sérvia e Geórgia

Sim, existem alguns regionalismos e votações mais por países "amigos" do que pela qualidade musical, contudo, no final das contas e telefonemas, acaba prevalecendo a escolha popular geral de todo um continente em busca de "sua identidade" sonora numa festa de diversos ritmos em apresentações bacanas e outras nem tanto afinal, ali é a mistura de diversos gostos, de diversos povos, culturas e sentimentos. É a Copa Europa das Canções.
Tenho minhas apostas e às vezes quebro a cara mas, vai lá: França, Hungria e Grécia ficam no meu Top 3. A França já apresentei aqui, é o Sognu de Amaury Vassili. Hungria apresenta uma dance music chiclete num misto de Celine Dion com Madonna e a Grécia tem a ousadia de colocar um Rap com canto lírico, no mínimo inusitado. Adoro acompanhar esse lado "exótico" da Europa já que estamos acostumados a sê-lo por natureza enquanto nação brasileira. 

Se você quiser assistir nos canais da tv paga: RTPi e TVe apresentam o show a partir das 16h de sábado. Na internet http://www.eurovision.tv/esctv/future?program=24953 e sites de Tvs européias online como a TV da Romênia http://www.tvr.ro/live_tvri.php (e sendo uma língua latina, não se assuste em de repente começar a entender o "romeno" dos apresentadores!). Ah, o show é a segunda maior audiência anual da Europa e não há playback.

Marcelo Poloni

blue2

e se você chegou até aqui... olha ai a boyband - Blue - que representa o Reino Unido com a musica "I can". Inspirador?

7 comentários:

  1. Grande dica querido ... anotada e salva ... vou conferir ...

    A inspiração me fez suar aqui viu!

    ResponderExcluir
  2. Antonio de Castro disse...
    europa é cult, isso que importa.
    13 de maio de 2011 15:30

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc voltou com música! Como anda o pacato cidadão? Lindas fotos de Brasília...A mais bonita foi do avião...Tinha de ser....
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tem um site na internet, o www.radios.com.br, que traz emissoras de praticamente todo o planeta.
    De vez em quando eu vou lá pra Europa, ou Ásia, ouvir ao vivo alguma emissora.
    Assim como no Brasil temos a MPB FM (Rio) e Nova Brasil FM (via satélite a partir de São Paulo), tem na Grécia uma emissora que só toca músicas gregas, uma rádio de Dubai que toca músicas locais, assim como na Indonésia também.
    A gente nem imagina essas coisas e de repente é surpreendido.
    Falando em surpresas, será que algum "passarinho azul" (Blue) poderia vir fazer uma serenata na minha janela? Eu não iria me queixar.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo post do Eurovision... lembrar de ABBA deixa o meu dia alegre!

    ResponderExcluir
  6. oi, ciello.
    lá fora os "ídolos" fazem sucesso?
    aqui não ouvimos mais falar deles depois do programa!

    =/

    tanta gente boa por aí...


    um gde bj meu, querido.

    ResponderExcluir
  7. Ricky, obrigado... pena que você sumiu né vizinho!?

    Fernand's... A Lena, que ganhou ano passado faz um sucesso enorme no Japão por exemplo e o show é o evento não esportivo mais assistido na europa 120milhões. e também o é na australia.

    ResponderExcluir

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...