quarta-feira, março 30, 2011

Flores de Além-Mar


Se sou tinta, Tu és tela

Se sou chuva, És aguarela
Se sou sal, És branca areia
Se sou mar, És maré cheia
Se sou céu, És nuvem nele
Se sou estrela, És de encantar
Se sou noite, És luz para ela
Se sou dia, És o luar

Sou a voz Do coração Numa carta Aberta ao mundo
Sou o espelho D'emoção Do teu olhar Profundo
Sou um todo Num instante, Corpo dado Em jeito amante
Sou o tempo Que não passa Quando a saudade Me abraça

Beija o mar O vento e a lua
Sou um sol Em neve nua
Em todas as ruas Do amor
Serás meu E eu serei tua

Todas As Ruas do Amor
Composição : Pedro Marques


Flor de Lis, grupo português, interpretou essa canção de letra sensível em 2010 no Eurovision Song Contest em Moscou. Ficou marcada na minha memória em versos que costumo transformar em prosa no dia-a-dia. Mesmo parecendo um jogral de colégio não deixa de ter seu valor e meu respeito. É doce, é suave e fez do hoje um dia mais feliz no meu ir e vir pelas ruas da metrópolis paulistana.

Madredeus também está de volta ao meu playlist junto com outras canções retratadas em emoções memoráveis. "Haja o que houver", do álbum Paraíso, é um hino para àqueles que entendem o valor da espera e a sua redenção, da saudade latejante de emoção. A interpretação de Teresa Salgueiro é memorável e, mesmo quando revisitada por Zizi Possi e sua filha Luiza, continua cativante aos meus ouvidos.
De lá da terrinha para cá em terra Brasilis, a presença portuguesa também já foi sentida em diversas oportunidades e colaborações. Nossa, e deles também, Eterna Diva Carmem Miranda abriu o caminho para muitos que vieram depois. Dulce Pontes e Daniela Mercury encerram esse meu caminhar pela sonoridade de nossa língua mater, que, em essência, letra e poesia, jamais será superada por qualquer estrangeirismo típico de nossos "tempos modernos" em nossa socidade consumidora de "perfumes".
http://i.ytimg.com/vi/1Raemmdqi5g/0.jpg

Quem é ateu E viu milagres como eu
Sabe que os Deuses sem Deus Não cessam de brotar,nem cansam de esperar
E o coração Que é soberano e que é senhor
Não cabe na escravidão Não cabe no seu não
Não cabe em si, de tanto sim É pura dança e sexo e glória
E paira para além da história...

Quer mais música? Eu recomendo o EnTHulho Musical!
Quer mais Eurovision? Tem o Janelão que eu recomendo para abrir a mente e os ouvidos à outros sons...


Marcelo Poloni
Ps1: Não tenho nada contra músicas em outras línguas, gosto muito delas e as ouço constantemente, cada uma tem seu valor, tempo e acontecimento.

Ps2: Relato de como estamos fadados ao consumismo e ao esquecimento gradual de nossas origens, língua e história.

Ps3: Me cansa e já tenho preguiça de argumentar àqueles cheios de "achismos" pensantes que Daniela Mercury se reduz apenas a axé music (olha o estrangeirismo!!! ehehe) .


7 comentários:

  1. Nos falta muito em termos de cultura. Não se vão muitos anos desde que o espanhol o italiano passaram a frequentar nossas rádios. Que venha o português! E tudo mais.

    Beijos! :-)

    ResponderExcluir
  2. O disco Ainda do Madredeus mora lá dentro do meu coração. Ele era trilha sonora do filme do Wim Wenders. Viagens Interditas e Miradouro de Santa Catarina me fazem chorar. lindo demais!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Madredeus! Tenho quase todos os cds. Aqui em Austin toca muita música brasileira. Eu digo que aqui toca mais música brasileira na rádio que no Brasil.
    Adoro fado, mas nisso eu me contraponho a maioria dos brasileiros. A nossa gente gosta mais de ritmos alegres como samba, forró, axe.

    ResponderExcluir
  4. como é bom ser/ter um complemento.



    bjs, querido.

    ResponderExcluir
  5. Paro qualquer coisa que estiver fazendo para prestar atenção a "Haja o que houver".

    Bj

    ResponderExcluir
  6. sou suspeito...
    hehehehehe

    beijos e viva a grande música portuguesa!

    ResponderExcluir
  7. Adoro nssa língua portuguesa, não foi à toa que fiz Letras... amso mesmo.... a sonoridade...tudo...FANTÁSTICA

    ResponderExcluir

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...