segunda-feira, maio 23, 2011

Olhar menino de sonhos eternos



Hoje ele alimenta seu corpo, proteje sua alma. Criou mecanismos para não se entregar aos sentimentos como um ingênuo sonhador que foi um dia. Recolhe-se agora, e temporariamente, para recuperar suas forças, no cantinho familiar que sempre o abrigou na infância e adolescência. Àquela época onde vivia o dilema de não entender os porquês da vida e de ser fechado em um círculo de proteção familiar exagerado. Duas mães e avós maternos que recolhiam o "pequeno príncipe" à uma ingenuidade quase infantil aos 14 anos.

Sem uma figura paterna e sem um rumo certo, orientação ou conselhos amigos, colocou-se cara a cara com todas as adversidades sem saber se defender. Passou constrangimentos por não ter a esperteza que se esperava de sua época. Descobriu a vida sozinho e assim cresceu sem ter que o compreende-se. Percebeu tarde demais que uma amigo de infância o protegia das maledicências e não pode agradecer-lhe a altura de sua bondade.

Com o tempo descobriu que seu desejo tinha feições masculinas e não soube evoluir em tempo de aproveitar sua adolescência, marcada antes pela paixão meiga por uma colega de escola. Platônico em coração apenas, nunca foi além, sua vida fechada o limitava em lidar e saber como relacionar-se além dos sonhos. Fechado em seu mundo particular de anseios pelo que existia além dos muros do seu lar maternal ficou por muito tempo a estudar a vida pela janela de sua imaginação.

Demorou a encontrar seu caminho. Sua vida nunca foi fácil e tampouco tinha recursos para libertar-se. Suas opções limitavam-se ao que era imposto pelos recursos familiares. Fez tudo o que os laços familiares quiseram que tivesse feito e fez com maestria. Estudou muito ser ter um motivo. Foi aluno exemplar mas não era a sua vida. Sobrevivia de esperanças.

O tempo é cruel e sem saber como se aventurar, sem recursos e sem expectativas, deixou-se novamete levar pelo apelo familiar e estudou um pouco mais para conseguir aquele emprego que no passado era glorioso e hoje é como um outro qualquer. Venceu! e a partir daí, mesmo diante dos poucos recursos que dispunha, começou sequenciais transformações. Tomou as rédeas de seu destino e seguiu em rompantes frenéticos de reconquista do tempo perdido.

Depois de tantos anos faz hoje uma avaliação efetiva daquilo que lhe valeu a pena e percebe que será eternamente um coração menino cheio de sonhos mas que, no presente, faz da realidade uma realização gradativa concreta de suas conquistas a cada novo passo que toma em direção ao seu bem estar, em busca pelo que considera ser um encontro com a sua vida, ainda em evolução constante. Seu mundo imaginário de outrora agora forma-se diante de seus olhos curiosos.

Marcelo [Ciello] Poloni.

12 comentários:

  1. meu mundo imaginário se desfez diante dos meus olhos... infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Se você tivesse tirado a roupa não tinha mostrado tanto. ;-p bjo

    ResponderExcluir
  3. nu, de fato.
    vi lances de mim mesmo, outro fato.
    belo instantâneo, um primor.
    aplausos, cai o pano.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, parabéns pelas transformações, estamos aqui para viver e sermos felizes, um grande abraço..

    ResponderExcluir
  5. Relembrando caminhos e criando perspectivas! Como sempre, ótimo texto.

    Não vai postar "aquele"?

    ResponderExcluir
  6. Na maioria das vezes a caminhada não é fácil, principalmente quando se vai sozinho, mas quando chegamos , vimos que valeu a penas todos os obstáculos, porque crescemos com eles.
    Bjão

    ResponderExcluir
  7. é verdade, o Lu te adorava, quase tanto quanto lasanha das suas mães. Acho que na época em que éramos adolescentes, vocês dois tinham muito em comum. Depois nós nos mudamos para SP e "abandonamos" ele. Ai que remorsos! E eu ainda pus as exigências de uma "amiga" na frente da amizade dele - tempos depois... há tantos "deveria" nessa história...

    Eu espero que lá onde ele está ele compreenda as minhas limitações e que eu sinto a falta dele. Demais.

    Logo você vai estar recuperado e pronto para uma nova fase de vida. Tão excitante isso! Mas eu acho que alguém que goste de você de verdade, não iria se importar de algumas cicatrizes. Ou será que estou "sonhando" novamente?

    ps- Ainda tenho aquele poster do Narnia X aqui para você em algum lugar. Nossa tem tantos anos...

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Cheguei a um estágio na minha vida q o meu mundo até então imaginário vem ganhando dimensões de realidade ... demorou mas chegou ... FATO

    ResponderExcluir
  9. É este o desafio né: Ficar esperto, mas não cínico. Ter olhos experientes, mas ouvir tb o coração que intui.

    Força pra nós.

    Bj

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse tipo de post que desnuda o autor... hehehe! MaGavilha, Ciello! Hugz!

    ResponderExcluir
  11. Sabes que lhe admiro demais, adorei "Olhar menino de sonhos eternos" retratas um pouco da sua vida e pode ter certeza que um pouco de nós. beijão Poloni do meu coração!!!

    ResponderExcluir
  12. Que lindo o texto! Me emocionei! E me identifiquei também com várias passagens da história deste menino, embora existam muitas diferenças entre mim e ele. Também senti falta desse amigo na adolescência e me refugiei em desejos que até hoje percorrem meus caminhos inconscientes. E escolhi a Madonna - a das antigas - como companheira. Eu poderia ter tido uma vida mais feliz, mas tive a que me foi possível. E vou vivendo, sempre esperando dias melhores. Já foi pior, mas ainda tem que melhorar muito.

    Gustavo (do Rio)

    Mais uma vez: é lindo o que você escreve. Beijos

    ResponderExcluir

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...