quinta-feira, fevereiro 24, 2011

O Encanto de Vênus


Um dia uma professora de literatura e redação trouxe-me esta imagem, nesta mesma proporção, e pediu a criação de uma redação sobre "a sensação que sentíamos ao admirar estes olhos".... me apaixonei por eles e "sempre os procuro pela vida"... encontrei alguns... mas ELES não quiseram me encontrar, fiquei pelo caminho das palavras... Mas eu não desisto...

Representar sensações em palavras pode ser um exercício de abstrato-real indescrítivel e revelador jogando para fora de nossa consciência, a verdade e a vontade de ser. Gostar não tem explicação. Sem qualquer remorso, devemos viver totalmente nossa vontade de ser.

Fiquei encantado pelo quadro que originou esse recorte para a vida toda: "O nascimento da Vênus" Sandro Botticelli, pintado entre 1483 e 1485, Galeria Uffizi, Florença - IT. Quem quiser aproveitar mais essa maravilha que o google trouxe, Google ArtProject, comece por uma das minhas seleções: http://www.googleartproject.com/museums/uffizi/the-birth-of-venus?hash=23502231-2192-4323-88bf-a078fcc686e1

Nunca estive diante de tal obra e olhar na vida real, é um dos meus sonhos e futuras realizações poder encontrá-la frente a frente em Florença. Imagino minha reação e sei que ficarei comovido.

Dos meus gostos e amores pela vida retiro minha essência passional, que se entrega, que se consome e, que muitas vezes, se refaz tal qual a fênix, que desenhei, e que ilustra hoje o topo do blog.

Marcelo Poloni

13 comentários:

  1. Olha, além de Letras fiz Artes Cênicas. Ao estudar Artes a gente aprende que beleza é aquilo que encanta. E tenho dito. A beleza do olhar da Venus é fantástica. Sou apaixonado por Van Gogh. E posso ficar horas admirando seus quadros, principalmente Os Girassóis. E assim, como você ainda não estive diante da obra. Não sei qual seria a minha reação. Chorar? Com certeza. Emociona. A arte tem disso. Adoro.

    ResponderExcluir
  2. Achei esse olhar de uma delicadeza ímpar. Acho incrível quando um artista consegue passar sentimentos com algo.

    belíssimo!!!!

    ResponderExcluir
  3. "me apaixonei por eles e sempre os procuro pela vida... encontrei alguns... mas ELES não quiseram me encontrar, fiquei pelo caminho das palavras... Mas eu não desisto..."

    que bom q vc não desistiu, eu desisti

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, entre no google artproject e procure The Starry Night do Van Gogh. Conseguiram digitalizar de uma maneira tão absurda que podemos ver a trama da tela por detrás das pinceladas... é incrível assim como o deleite dos olhos da Vênus....

    Encante-se http://www.googleartproject.com/museums/moma/the-starry-night?hash=487eba77-720a-41f9-b972-ffd7b6c0faa9

    ResponderExcluir
  5. Oi Ciello! Obrigado pelo comment! Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Prazer Ciello ... muito bom poder estar por aqui ... ainda não conhecia o Google Project ... sensacional ... parabéns pelo trabalho por aqui ... viajando e adorando tudo aqui ... seguindo e linkando ...

    Obrigado pelo carinho por lá ...

    bjão

    ;-)

    ResponderExcluir
  7. Amiguinho, eu adoraria estar presente pra ver os seus olhos quando eles fitarem os dela! Nada mais belo que a emoção viva que uma obra provoca em alguém.

    E sua fênix tá supimpástica!

    ResponderExcluir
  8. ciello,
    lindíssima. adorei o bom gosto.


    bjsmeus

    ResponderExcluir
  9. Uma grande obra de arte....Os olhos da deusa expressam tanta beleza,mas tambem miram como se olhasse o infinito e não um objeto..( pelo menos é uma observação ) Dá pano pra manga , não?
    Bacci in cuore

    ResponderExcluir
  10. Cara, tu disse tanta coisa bacana nesse post que nem sei por onde começar, mas esse lance da paixão pela vida e pelo que fazemos deve ser um mantra pra todos nós.

    E sim, a parte que você se refere a não desistir de encontrar o olhar, fez uma sintetização muito bacana do sentimento de esperança que devemos nutrir.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Bacanérrimo! Endosso todos os comments! Ótimo findi, querido! Hugz!

    ResponderExcluir
  12. Primiero... Obrigado pela visita... xD
    Segundo, adorei o blog... Ainda estou dando uma espiadinha... xD
    A minha história com essa obra fo diferente. Eu conhecia ela antes, claro, é um quadro bem famoso. Mas eu só admirei mesmo a obra quando Li "O Código Da Vinci - Edição Ilustrada". O livro até que foi uma boa distração... Mas o melhor mesmo foram as reproduções das obras citadas nele... Tem uma ilstração com "O Nascimento de Vênos em um dos capitulos iniciais...
    Me identifiquei com essa sua passionalidade... Esse lance de se entregar, sem medo do que possa acontecer... E dpeoi, caso de tudo errado, ressurgir como fênix(linda essa parte)....

    Um abraço, rapaz... até o próximo

    ResponderExcluir
  13. Sempre achei esses olhos tristes...
    Acho que a Vênus não gostou muito do mundo que nasceu... Eu procuro olhos mais alegres...

    ResponderExcluir

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...