quinta-feira, janeiro 13, 2011

Estado de Graça

fonte: http://arteemterblog.blogspot.com/
Ela sempre está na minha cabeceira. Eterna Clarice Lispector empresta sua genialidade para inspirar e transformar pensamentos, considerações e ideais. No Natal por por completo "Água Viva" e já estou no caminho do portão de embarque para uma nova aventura literária em seu universo particular e ao mesmo tempo universal. 

Desde o primeiro que li, Uma aprendizagem/Livro dos Prazeres, me encantei com suas reflexões, metáforas e sentimentos expressos por suas personagens delicadamente construídas em uma eterna evolução. Fica na minha cabeça o retumbante capitulo onde a personagem Lóri narra a sua entrada no mar numa manhã qualquer de sua existência em busca de sua "completude". 

“Aí estava o mar, a mais ininteligível das existências não-humanas. E ali estava a mulher, de pé, o mais ininteligível dos seres vivos. Como o ser humano fizera um dia uma pergunta sobre si mesmo, tornara-se o mais ininteligível dos seres onde circulava sangue. Ela e o mar. Só poderia haver um encontro de seus mistérios se um se entregasse ao outro: a entrega de dois mundos incognoscíveis feita com a confiança com que se entregariam duas compreensões.” (Clarice Lispector)

A vida muitas vezes nos coloca diante das mesmas situações e nos perdemos no mar de nossa complexa existência, dúvidas, desejos, dores e prazeres. Não há regra para se chegar a um porto seguro, atravessando ondas e ressacas, descobrimos neste mar de congruências e paralelos, existências que, assim como a nossa, estão na mesma rota. 

Logo descobrimos que teremos que enfrentar tormentas e desafios de um cotidiano que nos engole em remoinhos de palavras, sentimentos e aflições. No curso desta viagem, impossível ficar imune às mais diversas ondas, altos e baixos, de um percurso único que fazemos e que não tem volta. 

Saber olhar para trás, para baixo e para os lados, explorar sua margem, limites e ousar trazer a tona aquilo que acredita, que reconhece como sendo um importante tesouro, que por pouco não fica perdido no tempo e no mar da incompreensão, concede ao momento, ao instante único de consciência, o estado de graça. 

A partir daí, segue-se novamente rumo ao nascer do sol de mais um dia. E você sempre será eterno.

Marcelo Poloni

Um comentário:

  1. Sim, sem Clarice não dá!

    Abraços

    Te espero no sabor da letra.

    http://sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...