quarta-feira, janeiro 05, 2011

Àquele que tudo vê no carteado da vida

Em "O Dia do Curinga":
"- Como você pode ter tanta certeza de que esses deuses não existiram mesmo? Pode ser que agora eles estejam desaparecidos, ou que encontraram um outro povo de tão boa-fé quanto os gregos. Mas houve um momento em que eles andaram aqui pela Terra.
Meu pai me olhou pelo espelho retrovisor.
- Você acredita mesmo nisso, Hans-Thomas?
- Não estou bem certo - respondi. - Mas acho que de alguma forma eles estiveram aqui na Terra enquanto as pessoas acreditaram neles. Acho que a gente vê aquilo em que acredita. Por isso é que, enquanto as pessoas não duvidaram da existência deles, eles não envelheceram nem ficaram gastos ou puídos."


Não preciso ser óbvio em concordar que a questão da Fé é o cerne do trecho do livro. Muito além do misticismo das religiões pagãs e todas as demais que se seguiram, estamos manipulando pelo nosso Desejo, o nosso Acreditar, uma vontade que se manifesta de diversas maneiras. A fé é um sentimento maior que qualquer religião. Está ligada a nossa existência pura. Talvez seja energia, matéria prima de todo o universo que começou com uma explosão de luz.

Muito além da fé, acreditar fortemente em algo, pode ser responsável por trazer mudanças, promover transformações em novos rumos. Talvez seja apenas um trampolim para que com nossos passos possamos chegar mais longe, manter o sonho e a realidade numa intersecção verdadeira que faz bem. Há que se tomar cuidado para não ser rígido demais mantendo a cabeça abaixada, para ter certeza de que os pés estão chão, como também não ser sonhador demais, deixando que as asas possam levá-lo tão longe que não se possa mais encontrar o caminho para onde quer se chegar.

Devemos acreditar em algo divino tanto quanto em nós mesmos, para que possamos nos tornar deuses de nossa própria existência e alçar o Olimpo que merecemos.

Que a paixão se concretize em amor, que este seja repleto de companheirismo e fecunde duradouros relacionamentos em comunhão com a alegria e o brilho pessoal que possuímos nesta vida. O eterno será revelado para quem acredita e consegue enxergar além das aparências, a essência.

Marcelo Poloni



Ps: Cuidado em brincar demais no jogo da vida e ficar preso em suas próprias artimanhas... acredite mais em suas apostas. Se perder, sempre existe uma nova rodada. Se ganhar, comemore! e eu quero ganhar...

Um comentário:

  1. Sabe que estava refletindo toda a manhã sobre o que você havia escrito; e não sei bem ao certo se cheguei a alguma conclusão ou se é realmente para encontra-la. Enfim, durante um tempo da minha vida sempre acreditei que se tivesse "fé" e força de vontade meus desejos seriam atendido, não era fé no sentido religioso mais fé no sentido de acreditar que é o que descreve no seu texto. Mais, sempre tive provas de que o desejar algo pode ser distinto de "receber algo" que não se esperava, que não se desejava. Todo o desejo está ligado a alguma libido e depois que a libido é satisfeita o objeto do desejo se torna pueril... Agora, o que é recebido sem contextualização sem ser objeto de uma ação do desejo é o que torna muito mais desejado.
    Ihhhh!!! Agora divaguei.. sorry

    ResponderExcluir

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...