terça-feira, fevereiro 01, 2011

Tristeza profunda...

Eu, como humanista, apreciador da arte e da história, não alheio a necessidade de democracia e direitos cívis, liberdade e amor; Estou hoje chocado e profundamente triste com oque se noticia sobre a Revolta no Egito. NADA, mas absolutamente NADA, justifica essa agressão à história, à arte e, principalmente, à MEMÓRIA DO SER HUMANO, gravada nos séculos por arte.

Pode parecer fútil eu ficar consternado com isso enquanto milhares querem a democracia. Não sou contra a tentativa de libertação de ditaduras, mesmo porque é uma tentativa e nos exemplos recentes pode não ser exatamente uma "libertação" ( vide o exemplo do Irã), apenas uma mudança de ditadura.


Mas o que justifica ESSE TIPO DE ATENTADO À ARTE?
Montagem mostra alguns dos artefatos antes e depois da invasão do  Museu do Cairo no fim de semana
(são da coleção de Tutankamon, de ouro, roubadas com qual intuíto? promover a liberdade?)

Eu estive diante destas duas obras em maio de 2010. Meu sentimento hoje é de perder parte da minha memória, parte da história gravada em símbolos, imagens, arte e porque não, vida? Afinal a evolução do ser humano foi subtraída de um de seus elos mais importantes. Não quero nem imaginar o que possa ter acontecido a outras peças de igual ou valor superior.

Juro mesmo que, se lá no Cairo eu estivesse, com esses jovens meu uniria ao cordão humando tentando preservar a minha, a sua e a memória de toda a humanidade!


Egípcios formam uma corrente humana em torno do Museu do Cairo
Mais imagens da barbárie:
Soldados do exército egípcio dentro do Museu do Cairo,  inspecionando a tentativa de saque de artefatos do tempo dos faraós
Soldados do exército egípcio dentro do Museu do Cairo, inspecionando a tentativa de saque de artefatos do tempo dos faraós
Membro das Forças Especiais egípcias observa caixa de vidro  quebrada por saqueadores no Museu do Cairo
Membro das Forças Especiais egípcias observa caixa de vidro quebrada por saqueadores no Museu do Cairo
Múmias decapitadas durante saque ao Museu do Cairo, no sábado (29)
Múmias decapitadas durante saque ao Museu do Cairo, no sábado (29). São de Yuya and Tjuya, que foram recentemente identificados como avós do faraó Tutankamon.

O museu Egípcio do Cairo é aquele prédio Rosado ao fundo na praça Tahrir.

fontes:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/tesouros+egipcios+ameacados+por+protestos+contra+governo+egipcio/n1237977116333.html#0
http://www.jornalfloripa.com.br/mundo/ver_info_jornalfloripa.asp?NewsID=4819

SE TANTOS LUTAM POR JUSTIÇA E LIBERDADE ME UNO A ELES.
AQUELES QUE PROMOVERAM ESSA BARBÁRIE NÃO LUTAM POR ESSES IDEAIS.
LUTAM APENAS POR SUA PRÓPRIA GANÂNCIA!


JAMAIS DESTRUIRIA MINHA MEMÓRIA
A ARTE.

MARCELO POLONI
indignado, frustrado, triste.

2 comentários:

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...